sexta-feira, 30 de março de 2012

Caso Concreto 3 - Corrigido - Ciência Política


Caso Concreto 3
1-     Leia com atenção as assertivas abaixo para responder  sobre os contratualistas e pacto social
I – No estado de natureza, enquanto que alguns homens possam ser mais fortes ou mais inteligentes do que outros, nenhum se ergue tão acima dos demais por forma a estar além do medo de que outro homem lhe possa fazer mal. Por isso, cada um de nós tem direito a tudo, e uma vez que todas as coisas são escassas, existe uma constante guerra de todos contra todos, a lei dos lobos. No entanto, os homens têm um desejo, que é também em interesse próprio, de acabar com a guerra, e por isso formam sociedades entrando num contrato social.
II – Todos os homens nascem e são iguais por natureza. Usam a razão, um bem comum, para construir a sociedade, e dela partilhar os resultados. O Estado vem do direito natural, como o direito à vida, à liberdade, à propriedade. O Estado deve promulgar o bem estar geral. O governo não pode ser tirânico, nem patriarcal. A relação entre os indivíduos e o Estado é de confiança.
III – O contrato social não se tratava de um contrato estabelecido entre os indivíduos e sim de cada um consigo mesmo e que transformava cada indivíduo num cidadão.A principal cláusula deste contrato é a alienação total de cada associado, com todos os seus direitos, à comunidade.



De acordo com o exposto acima marque a sequência  correta :

a)  Thomas Hobbes; Rousseau e John Locke.
b) John Locke; Rousseau e Thomas Hobbes.
c) John Locke; Hobbes e Rousseau.
d) Thomas Hobbes, John Locke e Rousseau.
e) Rousseau, Hobbes e Locke


Caso Concreto: Diferencie o conceito de pacto social em Hobbes , Locke e Rousseau.
Hobbes, funda-se na ideia  de segurança, pois parte do pressuposto que o governante oferece proteção.
Locke considera que todos os homens nascem livres e iguais e vivem em sociedade para atingir o bem comum dessa forma confiam que o estado é um direito como a vida a liberdade e os demais direitos naturais.
Russeau parte da ideia que um homem somente se realiza por meio da comunidade  a qual cedem a sua individualidade prevalecendo os interesses da comunidade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger