quinta-feira, 21 de março de 2013

SOBRE O SIA, ESTÁCIO, ETC.. LEIA É IMPORTANTE

É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ALUNOS, DE TODA A ESTÁCIO DE TODO O BRASIL. DEIXE REGISTRADO SEU COMENTÁRIO.

ESPERO PODER CONTAR COM VOCÊS, DA MESMA FORMA QUE SEMPRE PROCUTO AJUDAR OS AMIGOS E ALUNOS.


Coisas difíceis de entender:
 

Está sendo cada vez mais difícil obter formação de qualidade no Brasil, haja vista o número de faculdades que abrem a todo o momento.

Mas ver como a  Estácio, em especial o campus de Duque de Caxias tem agido com os alunos, é na melhor das hipóteses uma grande falta de respeito, senão vejamos:

- Toda a turma do 3º período noite, ficou 1 mês sem aulas de Direito Constitucional

- Fomos “obrigados” a mudar compulsoriamente nossa grade para assistirmos aulas aos sábados , porque só há uma professora de Sociologia. Isso depois de termos feito a grade de acordo com as nosso trabalho, nosso tempo que dedicamos à família, etc...

- Possivelmente seremos prejudicados na 1ª avaliação por que  a avaliação é feita de acordo com o material de aula ministrada, então, ou não o teremos, ou teremos às pressas. O que prejudicará nosso aprendizado e consequentemente nossas provas.

- O Campus não dispõe de sequer uma enfermaria com uma neosaldina, não tem ambulância, isso num campus que deve ter no mínimo 300 pessoas ou mais todos os dias. (eu mesmo já tive que socorrer uma aluna no meu carro, e para isso tive que sair da aula)
- Não contamos com internet de qualidade, não há seque um link dedicado, como deve ser em uma instituição de ensino com a envergadura da Estácio, a internet hora funciona, hora não funciona.
- Não há computadores suficientes para atender a demanda para trabalhos de pesquisa e acesso à internet no campus, nem todos dispõe de tables ou laptops.

 

- Existe uma ampla cobertura de mídia dizendo que alunos tem direito a um tablete.... pra quê mesmo? – O referido aparelho deveria ser para entrar no SAI, que é o sistema acadêmico da Universidade, mas segundo alguns próprios professores, isso não ocorre por que há um conflito entre a semp e a google, então a google bloqueia alguns aplicativos para o aparelho, e não sei porquê cargas d’água o bendito sistema não entra.

- Mesmo em PC’S convencionais com o sistema operacional mais utilizado no planeta WINDOWS, o SIA  as vezes não funciona, tente utilizar nas semanas de avaliação quando há uma grande congestionamento e é impossível acessar, imagine então, precisamos utilizar o sistema acadêmico para: Gerar boletos, negociar dívidas, mudar grades, consultar notas, agendar atendimento (essa é a melhor, não conseguimos e quem fica aborrecido são os atendentes da secretaría), e LANÇAS CASOS CONCRETOS, e se não conseguirmos perdemos pontos, boa também essa, pagamos uma conta que não é nossa. Estudamos Direito, para ser utilizado dos portões da faculdade pra fora.

Os alunos enquanto não se mobilizarem e cobrarem ações reparadoras e que atendam às nossas solicitações, serão sem dúvidas os grande prejudicados. É hora de todos se mobilizarem e promoverem movimentos estudantis, com o intuito de ter representatividade e voz ativa para pleitear nossos direitos como estudantes junto a direção e os coordenadores de curso. Se acaso apenas uma pessoa, ou um grupo muito reduzido entrar sozinho nessa luta, será automaticamente taxado de subversivo, por isso é importante a atenção de todos os alunos. Divulguem, reclamem, busquem desde já os seus próprios direitos, para que mais tarde quando se tornarem profissionais, possam defender também os direitos de seus clientes.

3 comentários:

  1. Bom dia, eu sou do campus de Nova Iguaçu e esses prolemas também ocorrem lá, constantemente estão tendo reclamações sobre o SIA, fizemos uma manifestação para que o caso concreto postado fosse opcional, mas não surtiu efeito, pelo contrário ontem perdemos 1 tempo de aula para uma palestra ensinando a usar o SIA. creio que se o movimento fosse em vários campus coordenado por alguém e ao mesmo tempo, teríamos um parecer mais justo sobre esse assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Faculdade Estácio de Sá de Vitória, todos os cursos e turnos ficaram 20 dias sem aula, por ter tido o início das aulas prorrogados, por decorrência de obras – que até hoje não acabaram. Estudamos em salas empoeiradas que limpamos com as roupas, com cheiro forte de tinta óleo, com corredores sujos de poeira de obra, latas de tintas usadas como sinalizadores para impedir o acesso dos alunos a determinados lugares, fitas interditando aqui e lá, e água de chuva molhando mais dentro do que fora. Houve uma ocorrência de uma aluna que escorregou na área em obra e ficou sem movimentos pós queda.
      Também estamos obrigados às aulas aos sábados, por um motivo que nós alunos não demos causa e sequer fomos consultados sobre a viabilidade da estratégia de reposição. Deixemos nossas crianças com os vizinhos e faltemos aos empregos (...) para cumprir o ato compulsório.
      Cabível o apontamento sobre a av1; difícil será justificar o baixo rendimento dos alunos nessa avaliação. Não bastasse o fato de sermos “obrigados” a postar casos concretos de 1 a 8 mesmo sem termos tido as aulas para compor a nota da av1. Um absurdo!
      A internet aqui é da mesma forma quanto a citada. Usam, sabe-se Deus porquê a OI que não funciona bem, e não mudam para outra melhor “porque no RJ é a OI aqui também tem que ser” (?). Dia sim, o outro também , a Biblioteca está “indisponível” por falta de sistema. Isso é da ciência de todos os colaboradores da Faculdade.
      Os Tablets não acessam o SIA, servem para arquivar documentos e acessar as apostilas no aplicativo Didática, quando este encontra-se em operação.
      Quanto a mobilização, acredito que seria o melhor caminho, porém, é difícil colocar a cabeça a prêmio quando se é aluno, expôr-se a perseguição no âmbito administrativo e docente.
      É possível observar que a Estácio está distante da propaganda que vende, em qualquer Unidade.
      Vende inclusive Graduação em Administração, por que não praticar a teoria que fundamenta tal curso ? Talvez melhorasse.
      Direito Estácio Vitória

      Excluir
  2. Estudo na Estácio de juiz de fora e aqui tudo é perfeito.Internet,professores e toda assistência esta disponível para os alunos!
    Livros 📚 e nossa biblioteca é ampla e não falta livros.

    ResponderExcluir

 
Powered by Blogger