sexta-feira, 1 de março de 2013

Caso Concreto 2 - Direito Civil II



Caso Concreto 1
(CESPE  TJ-CE  2012  adaptada) Marina comprometeu-se com Carla a entregar-lhe determinada quantia em dinheiro quando esta terminasse o curso superior. Ao perceber que Carla havia entregue a monografia de conclusão do curso, Marina entregou-lhe o valor prometido. Um mês depois, ela descobriu que Carla ainda não havia terminado o curso. Com base nessa situação hipotética, Marina poderia pedir a restituição do valor? Justifique sua resposta.
  Para Marina fazer jus à restituição do valor pago, deverá apenas demonstrar que efetuou o pagamento antes do implemento da condição.
Art. 876. Todo aquele que recebeu o que lhe não era devido fica obrigado a restituir; obrigação que incumbe àquele que recebe dívida condicional antes de cumprida a condição.

Caso Concreto 2
Considere que no último sábado à noite você foi a um bar com seus amigos para realizar um happy hour. No momento de pagar a conta, voluntariamente, você destinou 10% (dez por cento) de gorjeta ao garçom que lhes atendeu. No entanto, durante a aula de Direito Civil na segunda-feira seguinte, você descobriu que a gorjeta não é devida e não pode ser cobrada. Você, então, pergunta ao seu professor se pode retornar ao bar e pedir ao garçon a restituição dos valores a esse título pagos. O que o seu professor lhe respondeu? Justifique sua resposta explicando a que tipo de obrigação se refere.
Obrigação Natural.
Não é obrigação pagar gorjeta, portanto é possível pedir a restituição. Para tanto ajuizar uma Ação de repetição de Débito.

Questão Objetiva 1
(CEPERJ 2012 ? PROCON RJ) No Direito Civil, podem ser classificadas as obrigações sob ótica diversa. Assim, quanto ao modo de execução, elas podem ser consideradas:
a) de meio
b) instantânea
c) condicional
d) cumulativa

e) modal

7 comentários:

  1. A gorjeta é obrigação natural, portanto não pode ser repetida.

    ResponderExcluir
  2. professor. me tire um dúvida , essa questão n°2 não está incorreta ?
    pois a gorjeta é um direito natural , porém "se paga 'voluntariamente' " que foi o caso desa questão, ele não pode gera direito de restituição da quantia paga.

    ResponderExcluir
  3. Olá Nilo gostaria de ressaltar aqui também a questão do caso concreto 2. Trata-se de obrigação natural. Conceito: obrigação natural é aquela a cuja execução não pode o devedor ser constrangido, mas cujo cumprimento voluntário é pagamento verdadeiro. Portanto não cabe restituição por conta do devedor. Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. Realmente a resposta do Caso Conreto 2, Não está correta.o pagamento efetuado voluntáriamente ao garçon, não cabe a restituição dos valores, uma vez que não houve exigiilidade na conduta

    ResponderExcluir
  5. No que concerne a questão 2, cabe ressaltar que trata-se de uma obrigação moral sem repetição.

    ResponderExcluir
  6. No que concerne a questão 2, cabe ressaltar que trata-se de uma obrigação moral sem repetição.

    ResponderExcluir

 
Powered by Blogger